sábado, 9 de agosto de 2008

Pífanos animam sessão em São José de Piranhas na segunda (11/8)


A Praça Malaquias Gomes Barbosa, em São José de Piranhas, na Paraíba, vai ser uma alegria só na segunda-feira (11/8), quando o Circuito chegar à cidade. Às 19h30, haverá sessão de cinema, com destaque para o vídeo “Manoel Inácio e a Música do Começo do Mundo”, de Leonardo Alves. Antes, o público vai poder acompanhar algumas apresentações culturais.
Entre as atrações estão um grupo de flauta doce formado por crianças, o grupo de dança do ProJovem, a dupla de repentistas Chico Xavier & Chico de Assis e a Banda Cabaçal São Sebastião, autora da trilha sonora do vídeo.
O documentário retrata o grupo Os Inácios, uma das bandas cabaçais mais conhecidas do sertão da Paraíba, formada por descendentes de uma família de pifeiros (as bandas cabaçais também são conhecidas como bandas de pífanos).
Atualmente, a banda Os Inácios está fora de atividade devido ao falecimento de Seu Manoel Inácio, em janeiro deste ano. Ele costumava dizer que a música tocada pelas bandas cabaçais era a mais antiga do mundo.
Leonardo foi bolsista de um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande que mapeou 18 bandas cabaçais, três delas em São José de Piranhas (os grupos São João Batista, São Sebastião e Os Inácios).
Foto: Manoel Inácio/Arquivo Revelando os Brasis

0 comentários:

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License